Wednesday, October 31, 2007

Sim, é real...

... hoje é o primeiro dia do resto da minha vida.




[e só agora faz sentido]

Sunday, October 28, 2007

As palavras têm medo...

quando a viu, naquela sala cheia de gente, ficou gelado. sem querer nem contar, foi fulminado pelo seu olhar (o mais intenso que alguma vez sentira). deixou de ouvir as conversas, os sorrisos e os silêncios (não mais importavam). apenas ela existia. ela e o seu inconfundível olhar, que o hipnotizou e envolveu numa dança sem fim e sem ritmo. aborvido por aquele azul profundo, infinito, ele aproximou-se e, a medo, segredou-lhe ao ouvido


matas-me com o teu olhar.


(...)
ainda hoje, quando acordam juntos, ela sorri ao lembrar aquele momento.

Friday, October 26, 2007

Um dia...



"...é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir."


[Amyr Klink]


...


[Status: de partida]

Thursday, October 25, 2007

Click...

...há sorrisos que nos enchem o coração e nos aconchegam como uma cama acabada de fazer. há também aqueles que, por estarem mascarados de mistério, nos arrancam do sossego de uma rotina há muito habituada a ser igual a si mesma. há os sorrisos tímidos que, sem querer, nos mostram a beleza e a força dos sentimentos que não foram corrompidos. há ainda os sorrisos inesperados, talvez os mais saborosos, porque nos apanham desprevenidos e nos levam a passear nas possibilidades infinitas do que a felicidade pode ser.

...depois, há o teu sorriso (único, imenso, infinito). era capaz de reconhecê-lo mesmo de olhos fechados. porque me abraça e me faz perder em ti. porque dá e retribui ao mesmo tempo. porque é um prolongamento de ti. e porque é, provavelmente, a melhor fotografia que poderei guardar.

Tuesday, October 23, 2007

Pausa...

"Quando se é feliz muito novo, a única obsessão que se tem é aguentar a coisa. Vive-se ansiosamente com a desconfiança, quase certeza da coisa piorar. O pior é que as pessoas que se habituaram a serem felizes não sabem sofrer. Sofrem o triplo de quem já sofreu.É injusto mas é assim.

No amor é igual. Vive-se à espera dele e, quando finalmente se alcança, vive-se com medo de perdê-lo. E depois de perdê-lo, já não há mais nada para esperar. Continuar é como morrer. As pessoas haviam de encontrar o grande amor das suas vidas só quando fossem velhas. É sempre melhor viver antes da felicidade do que depois dela."



[Miguel Esteves Cardoso]




Monday, October 22, 2007

time out...

...respirar fundo. a vida prossegue dentro de momentos...

Sunday, October 21, 2007

Tivemos o infinito...


... mas o infinito não bastou.
(...)

Friday, October 19, 2007

She...

"She
Who always seems so happy in a crowd
Whose eyes can be so private and so proud
No one’s allowed to see them when they cry"

[Elvis Costello]



acho que nunca te fiz a devida homenagem, minha querida. quando penso que sou eu a velar por ti surpreendes-me ao reparar que afinal és tu que, tantas e tantas vezes, cuidas de mim (sempre atenta, companheira, discreta). também me surpreendes quando, após tamanhas desilusões, continuas a acreditar no Amor verdadeiro. por isso, encaras cada história como se fosse a primeira, e entregas-te incondicionalmente sem medo de escorregar (o que, quase sempre, acaba por acontecer). o desencantamento é terrível, não é?

dizes-me, com sabedoria, que é preciso viver para contá-la. não admites pausas nem interrupções, vives ansiosa à procura de uma nova aventura como se disso dependesse a tua vida (porque, afinal, depende). e como é bom ver os teus olhos sorrirem quando encontras o que procuras. esse brilho que mora em ti mostra-me enfim que a Felicidade existe e é tão simples (feita de pequenos grandes momentos). e então, sinto com toda a força, que provavelmente és a melhor morada que Ela pode ter.

Wednesday, October 17, 2007

Desconfio de quem...

... diz não sei antes de saber qual é a pergunta,
... não sonha acordado,
... conduz sem ouvir música,
... assume que não canta no banho nem noutro lado qualquer,
... vê o passado como um país muito longuínquo que visitou,
... pensa que o amor entra apenas em casa dos ingénuos,
... não ri de si mesmo,
... vive de ilha em ilha,
... foge da chuva a sete pés,
... não reconhece o cheiro a maresia e a tardes de verão,
... se elogia apenas a si próprio,
... não perde tempo a ouvir os devaneios dos outros,
... diz sempre que está tudo bem, mesmo quando não está,
... nunca se sentiu sozinho no meio de uma multidão,
... tem medo de perder, mesmo antes de encontrar.

Monday, October 15, 2007

Instruções precisam-se...

se viesses acompanhado de livro de instruções, provavelmente entendia os teus meios sorrisos e palavras por dizer. compreendia esse olhar envergonhado e a ansiedade das tuas mãos. sabia distinguir os teus dias de sol dos de tempestade. deixava-te sozinho nas madrugadas de lua crescente e acompanhava-te nas noites silenciosas. pegava-te na mão quando te sentisse a escorregar e corria contigo quando quisesses abraçar o mundo. abria a janela do teu quarto nos momentos em que precisavas de respirar e protegia-te do mundo lá fora que não desejas conhecer. mostrava-te lugares onde podíamos ser felizes e levava-te a recordar aqueles onde o fomos.

mas não. trazes apenas contigo sede de viver e ânsia de descobrir. e isso, é tudo o que preciso agora.

Wednesday, October 10, 2007

dream on Girl...

"Come back to see the day you lost your heart
And odd your hopes
I’ll take you to see the sunrise and try to catch your ghost"

[Rita Redshoes, Dream on Girl]


[um aconchego logo ao acordar:)]

Sunday, October 07, 2007

Instantes que decidem...

e ele sentiu, enfim, que as palavras se tinham esgotado. desta vez, tinha razão. já nada mais havia a dizer. mas mesmo assim abraçou-a, prendeu-a nos seus braços até ficar com eles dormentes. depois disso, abraçou-a, mais uma vez, com o olhar. como fazia quando ela o procurava em busca de conforto.

mas desta vez, não a encontrou, naqueles olhos pequeninos. quem estava ali era a desilusão disfarçada de menina. quem estava ali era a dor de quem perde, de quem se perde. irremediavelmente.

por isso, já nada mais havia a dizer. aqueles pequenos grandes olhos já diziam tudo e essas palavras ecoavam naquela sala que, entretanto, se calara para os escutar. para ouvir aquele silêncio triste que rompia a madrugada. ele, por instantes, sentiu que a própria Lua se tinha escondido. ali e lá fora não havia mais nada. apenas o Tempo que, mesmo assim, não interrompeu a sua marcha. como se lhes quisesse mostrar que a vida não se interrompe.

Thursday, October 04, 2007

Há sonhos...

... que (rapidamente) se transformam em pesadelos. e apenas os fortes, os resistentes, os sobreviventes continuam a acreditar. provavelmente, porque a capacidade de sonhar é o melhor sonho que podemos viver.